10 erros comuns que danificam o cabelo (e que você comete!)

Fiquei apreensiva por mais de uma semana, era a primeira vez que iria fazer uma tintura no meu cabelo, minhas mãos tremiam, já tinha imaginado o resultado mil vezes e quando tudo aconteceu me senti tão diferente que não consegui deixar o loiro para trás. Quando minha mãe abriu seu próprio salão de beleza foi o auge da química no meu cabelo, sempre que sobrava um tempinho fazia algo: um mês alisava, no outro cortava, no outro deixava os meus fios ainda mais loiros. Sempre hidratava, mas não abandonava o secador e a chapinha. Com o tempo os meus fios foram ficando fracos e sem vida, afinal qual cabelo conseguiria suportar vários processos químicos e poucos tratamentos? Há dois anos eliminei todos os processos químicos e comecei reconstruir o meu cabelo, mas até hoje é possível ver o quanto ele sofreu e ainda está danificado. Para destruir os nossos fios basta um piscar de olhos, mas para reconstruí-los leva anos.

Você vai no salão todo mês, investiu em linhas profissionais e mesmo assim não consegue obter bons resultados, então, questiona-se: será que estou jogando meu dinheiro no lixo? Cuidar da saúde dos fios e do couro cabeludo vai muito além de investir em linhas profissionais, os cuidados começam desde o banho, até a dose que você usa de um shampoo anti-resíduo e até na forma como você o penteia. Conheça os dez pecados capilares que você provavelmente faz ou já fez e como elimina-los da sua rotina:

Lavar o cabelo todos os dias não causa queda, a menos que você seja adepta de banhos fervendo. Tomar banho com a água muito quente estimula a oleosidade do couro cabeludo, portanto, mesmo no inverno, opte sempre pela água morna. Além disso, o ideal é que se lave o cabelo a cada dois ou três dias. Fazer o mesmo processo todos os dias coloca o seu cabelo em risco de descamar e perder seus óleos naturais, proteção que os mantém brilhante e saudável.

Sempre achei que lavar o cabelo com shampoo e máscara fosse suficiente e não, o condicionador é indispensável na lavagem dos fios. O shampoo limpa, a máscara hidratada e é o condicionador que fecha as cutículas do cabelo. Mas, lembre-se: nunca aplique o condicionador na raiz do cabelo, o ideal é que ele seja aplicado somente nas pontas do cabelo.

Você sabia que o seu cabelo acostuma com o shampoo, máscara e condicionador? Depois de um tempo, os produtos começam a deixar muito resíduo e isso é péssimo para a saúde dos fios. O ideal é que você sempre tenha duas linhas diferentes, no meu caso, lavo os meus fios de três a quatro vezes por semana e reservo uma dessas lavagens para fazer uma hidratação mais profunda nos meus fios, nos outros dias uso uma linha mais simples.

Nas fotos fica difícil vocês conseguirem visualizar como os meus fios estão, as pontas do meu cabelo estão completamente danificadas, elas ainda possuem a tintura que fiz e por isso são a parte mais danificada do meu cabelo. Se você puxar a ponta dos meus fios ela se desmancha, olhando ele como um todo ele aparenta estar totalmente saudável, mas não. Senti a necessidade de investir em uma linha profissional, que me trouxesse um resultado mais significativo e a linha Absolut Repair Cortex Lipidium da L’oreal me fascinou. Quem já usou os produtos da marca sabe o quanto eles são bons, então não hesitei. Fiz minha compra na loja Nikkey Cosméticos e não poderia ter tido experiência mais positiva, além da entrega rápida, os produtos vieram muito bem embalados. Se o seu cabelo precisa desse resultado mais intenso, anote a dica, porque vale muito a pena!

Evite escovar o cabelo quando ele estiver molhado, seus fios ficam frágeis quando úmido e, ao desembaraçá-lo, a tendência é puxar os fios e quebrá-los. O trauma pode afetar a raiz, ocasionando a queda. Para evitar problemas, não penteie o cabelo no chuveiro. Seque-o com uma toalha e, só depois então desembarace com um pente de dentes largos, começando o movimento pelas pontas. Prenda o cabelo apenas quando estiver seco e, se possível, não todo dia, nem por muito tempo.

Você esfrega o cabelo na toalha? Esse ato é tão comum depois do banho, né? Mas, não é o mais saudável para os seus cabelos. Isso só faz com que a cutícula do seu cabelo se quebre e fique áspera. Resultado: o indesejável frizz. Você pode usar uma toalha de papel para secar o cabelo ou apenas pressionar a toalha sobre os fios. Não é tão prático, mas é uma solução possível.

Tente não abusar da chapinha, secador ou modelador, isso não quer dizer que você não pode usar estes itens, e sim, que em excesso eles podem afetar a saúde dos seus fios. Antes de usar qualquer ferramenta quente, não se esqueça (nunca!) de apostar no leave-in e no protetor térmico, que vão manter a disciplina e a integridade da fibra mesmo com o calor do secador.

O mousse, a cera ou a pomada podem até parecer essenciais, mas, na verdade, eles não são. Por isso, você precisa selecionar o que realmente vai ajudar a saúde do seu cabelo: um protetor térmico, um mousse para dar volume (ou creme para evitar o frizz) e, quem sabe, um spray finalizador. Lembre-se que o uso de cremes e óleos deve ser moderado.

Quer fios saudáveis e bonitos? Então, você não deve deixar de cortar o cabelo. O ato é ótimo para o fortalecimento e também evita as famosas pontas duplas. Por isso, visite o seu cabeleireiro a cada três meses.

Quem tinge, faz relaxamento ou alisamento precisa esperar um tempo até fazer o próximo procedimento químico. Não, você não precisa deixar de fazê-los. O importante é respeitar o período.

Saiba quais são os produtos adequados para o seu cabelo, você já deve ter visto nos rótulos dos produtos que cada um deles são formulados para um tipo de fio, para cabelos oleosos, secos, cacheados, lisos… Não adianta usar um produto específico para cabelos lisos na intenção de alisar o seu cabelo. Isso não funciona. Se você tem cabelo cacheado, use produtos para esse tipo de textura. Se você tem cabelo liso, use produtos para cabelo liso. Se você tem cabelo loiro, use produtos para cabelo loiro.

Compartilha com a gente: você pratica alguns destes hábitos?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

90 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.