Rotina de beleza: receitas fáceis para cuidar da pele do rosto

Não sabia que as imperfeições da pele poderiam ser ocultadas com maquiagem, que alimentos guardados na geladeira poderiam se transformar na solução dos nossos problemas, nem que a nossa pele precisa de cuidados diários, até completar os meus doze anos e me deparar com um universo totalmente novo. Porém, não conseguia investir em todos os produtos de maquiagem que eu queria, nem em todos os produtos para pele que via. Minhas opções eram limitadas e não era fácil juntar dinheiro para comprar uma máscara, um tônico ou um hidratante, então precisei dar o meu jeitinho com as coisas que tinha e, adivinha? Conheci e aprendi fazer várias receitinhas caseiras. Dentro da nossa geladeira guardamos ingredientes que são os melhores da nossa pele, como o mamão, o pepino, o mel, a aveia e tantos outros, bastar saber como utilizá-los corretamente e qual o melhor para o seu tipo de pele para alcançar bons resultados.

Os aliados para uma pele bonita são os cuidados diários que você tem, beber mais água e tomar menos sol. Assim você a mentém hidratada, com um brilho saudável e protegida do envelhecimento precoce que o excesso de sol causa. Em uma recente pesquisa sobre os hábitos de consumo de cosméticos pelas mulheres brasileiras revelou dois aspectos aparentemente divergentes, porém complementares. Ao mesmo tempo em que, para gastar menos, comprar produtos para limpeza facial deixou de ser prioridade, dedicar-se ao cuidado da pele do rosto apareceu em primeiro lugar como plano de beleza para 2017.

A ponte entre essas duas intenções está dentro da geladeira ou da despensa de casa, nas prateleiras dos supermercados e na parte de produtos básicos das farmácias. São as receitas caseiras, aquelas que vêm do tempo das nossas avós e são aperfeiçoadas com a descoberta de novos ativos, para manter a pele em dia. Com uma pesquisa rápida e simples você consegue encontrar inúmeras receitas que são compatíveis com o seu tipo de pele e podem te ajudar com a oleosidade, acnes, cravos e hidratação.

Sua pele é oleosa? Então, conheça essa máscara feita com grãos naturais: 

1. Misture: 01 gema de ovo, 01 colher de sopa de mel, 01 colher de sopa de azeite de oliva e 1/2 xícara de aveia.

2. Aplique sobre o rosto e deixe agir de 15 a 20 minutos;

3. Em seguida, lave o rosto com água morna.

Para pele com oleosidade normal, isto é, sem uma manifestação significativa de cravos e espinhas:

1. Misture: 03 colheres de sopa de iorgurte e 01 colher de sopa de aveia.

2. Aplique e deixe agir por 15 minutos.

3. Enxágue com água morna.

Já essa receita é indicada para quem tem manchas de sol, ela visa iluminar e acalmar a pele: 

1. Misture: 02 colheres de sopa de mel e 1/2 xícara de mamão papaia amassado.

2. Aplique uniformemente sobre o rosto, deixando agir por 15 minutos.

3. Por fim, enxágue com água morna.

Seu demaquilante acabou ou o preço ultrapassa o seu orçamento? Não se preocupe, você consegue fazer o seu em casa com apenas três ingredientes:

1. Misture: 01 colher de sobremesa de shampoo sem álcool – os melhores são os de bebê, 01 colher de café de óleo de amêndoas ou de azeite de oliva, e por último, 120 ml de água filtrada.

2. Coloque todos os ingredientes em um recipiente com tampa, feche o recipiente e agite bem. Está pronto seu demaquilante. E ele pode ser usado inclusive na região dos olhos.

Demaquilante você já tem, agora falta um esfoliante, certo? 

1. Misture: 02 colheres de sopa de açúcar refinado ou de fubá e 01 colher de sopa de mel.

2. Misture os ingredientes em um pote e passe a pasta no rosto, massageando com movimentos circulares. O bom deste esfoliante é que ele também pode ser usado nos lábios. E é gostoso.

Para fechar com chave de ouro essa rotina de beleza falta apenas uma máscara relaxante e essa é ideal para todos os tipos de pele: 

1. Você vai precisar de: 1/2 pepino com casca e semente e 120 ml de água filtrada.

2. Corte o meio pepino em rodelas finas, reserve duas dessas rodelas e bata o restante no liquidificador com a água. Aplique com a ajuda de um pincel no rosto todo. Coloque uma rodela de pepino sobre cada olho (são aquelas que estavam reservadas). Deite, relaxe e espere 10 minutos para retirar tudo com água fria.

Sua pele está com espinhas e cravos? Simples, pique um tomate ao meio e passe pelo rosto. Deixe descansar por 15 minutos, retire com água morna e observe os resultados!

Sua pele está ressecada? Triture vários morangos e misture com mel. Aplique na pele e deixe descansar por 20 minutos. Remova a máscara com água fria e sinta sua beleza voltar com novo viço.

Compartilha com a gente: você tem alguma receitinha caseira que você usa sempre?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

68 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.