Tutoriais de maquiagens no Instagram: 5 dicas secretas para você gravar os seus

Como um devaneio, meu maior sonho parecia ser algo distante, e ao mesmo tempo, parecia estar tão perto. Era algo que me travava por inteiro, que me estagnava, mas que também me preenchia, e que só dependia de mim para acontecer. Há uns oito anos atrás, comecei a ter acesso aos conteúdos produzidos por algumas blogueiras através do Youtube e desde então, sigo fascinada por esse universo que ultrapassa qualquer limite, que trás informação, que inspira, que é referência para alguns e o propósito de outros. Expressar tudo o que vive em mim é meu desígnio, independente da forma que isso acontecer: seja por palavras, imagens ou vídeos. No entanto, meu sonho só se tornou real depois que dei o primeiro passo, deixando toda a vergonha e o que me impedia de lado. Criei meu site, fiz minhas redes sociais e não demorou muito para publicar meu primeiro tutorial de maquiagem no Instagram e desde então, tudo mudou.

O Minuto de Bobeira já existia há mais de dois anos quando publiquei meu primeiro tutorial de maquiagem, no entanto, foi depois dessa publicação que encontrei o meu lugar nessa imensidão que é a blogosfera. Se antes compartilhava conteúdos que envolviam os mais diversos assuntos por não entender qual era o meu lugar, hoje sei que o que mais me preenche nesse universo é produzir tutoriais de maquiagens que sejam feitos com produtos que todo mundo possa comprar, que sejam fáceis de fazer e que possam inspirar quem está do outro lado da tela. Se você também se identifica com esse universo e quer começar a produzir seus próprios conteúdos, dê o primeiro passo, para isso você só vai precisar de:

Uma câmera, você não precisa ter uma mega câmera profissional para gravar os seus vídeos, comece com o que você tem. No início gravava os meus vídeos com o celular que tinha: um Gran Duos Prime. Por muito tempo o usei, até comprar o Samsung J8, que é o celular que uso atualmente. No entanto, se você não pode investir em um celular novo ou em uma câmera no momento, use o que você tem e conte com a ajuda de alguns aliados, há alguns aplicativos que melhoram a qualidade da sua câmera, deixando a imagem mais nítida e a resolução mais alta, deixando a qualidade do seu vídeo muito melhor.

Grave as maquiagens que você mais usa, aposto que até suas maquiagens mais básicas possuem truques que são exclusivamente seus e que você adoraria compartilha-los. Para começar, faça as maquiagens que você mais usa, aquelas que você tem prática e que te salvam em qualquer momento. Começar por elas te trará segurança, e você irá pegando mais confiança para sair da zona de conforto e experimentar novas possibilidades com o tempo.

Seja objetiva, em pequenos tutoriais de 1 minuto como são os do Instagram, temos que saber o que queremos passar e no que queremos focar em cada maquiagem que produzimos. Ou seja, se você quiser produzir em todo tutorial sua preparação de pele, olhos e como você passa batom, o vídeo irá ficar imenso, corrido e sempre estará levando as mesmas dicas. No entanto, se você fizer a preparação de pele em um, a maquiagem dos olhos em outro, um vídeo focado em como passar delineador, outro com dicas de como passar batom sem borrar, não ficará corrido e você ainda terá o diferencial de estar sempre passando novas dicas e nunca ficando no mesmo ritmo.

Editor de vídeos, muitas meninas me chamam no direct do Instagram para perguntar qual editor de vídeos eu uso, e acreditem uso o Movie Maker que vem em todo computador. O segredo é: grave seu vídeo pensando nas cenas que irão ficar no tutorial, no que será destacado naquele vídeo, para que você não precise acelerar tanto o vídeo durante a edição. Fazer a maquiagem com rapidez também é algo que ajuda. Ah, não podemos nos esquecer que a música que você escolher de fundo transformará seu tutorial, a escolha com carinho!

Pense em algo único, milhares de tutoriais estão espalhados por aí, mas o que vai fazer o seu se diferenciar? Pense em um truque esperto para passar delineador de gatinho, para fazer o contorno do rosto ou um jeito de ensinar a usar algum tipo de maquiagem que esteja em alta. Seja criativa para ganhar o seu espaço!

Inspire-se em outros bons tutoriais, não existe um único jeito certo de fazer tutoriais (ainda bem!). Cada pessoa se identifica com uma ideia, com um tipo de maquiagem e encontra seu estilo para gravar. No entanto, é sempre bom se manter em movimento e buscar o que tem estado em alta, por isso, assista outros tutoriais para se inspirar e ampliar seus horizontes.

Cenário, para gravar seus tutoriais é importante que você tenha um lugar bem iluminado e que você consiga deixar seus produtos arrumadinhos e fáceis de pegar. Não tenho um lugar próprio para gravar meus tutoriais, uso uma parede de plic que fica em frente a sacada que tenho no meu quarto, sento no chão e coloco as maquiagens que vou usar na cama, assim fica fácil de gravar, e o vídeo fica bem iluminado!

Invista em novos produtos sempre que puder, sei que essa não é a realidade de todos e que nem sempre você poderá comprar produtos novos somente para gravar. Depois que isso se tornou meu trabalho, preciso investir em novos produtos para estar sempre com novidades nos posts e nos tutoriais, além disso, gasto muito produto para gravar. Por isso, sempre que vocês me deixam sugestões nos vídeos, vou fazendo uma listinha dos produtos que quero comprar para testar, dos produtos que preciso para fazer os tutoriais que vocês me pedem e sempre que   que sobra um dinheirinho, faço novos investimentos.

Vocês tem vontade de gravar vídeos? O que te impede de fazê-los?

Caso tenha alguma dúvida que não foi respondida acima é só deixar nos comentários ou na última foto do meu Instagram que irei responder!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

80 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.