Cuidados com a pele: saiba quais são os hábitos que podem prejudicar a sua!

Existem obstáculos até nos percursos mais bonitos. Existem armadilhas até nas melhores intenções. Podemos falhar mesmo quando fazemos de tudo para acertar. Isso pode acontecer nas grandes ou nas pequenas coisas. Beber pouca água, não tirar a maquiagem antes de dormir ou espremer espinhas são apenas alguns dos hábitos rotineiros que podem prejudicar a saúde da nossa pele e que passam despercebidos. Apesar de encontrarmos muitas informações e de ter especialistas para nos instruir no assunto, por vezes, cometemos erros que podem gerar pequenos ou grandes danos no maior órgão do nosso corpo: nossa pele. Por isso, é importante conhecer os principais vilões que a prejudicam e os abolir da sua rotina.

hábitos que prejudicam a pele

Você segue uma rotina de cuidados com a sua pele, mas mesmo assim a aparência dela não está como você gostaria? Isso pode estar acontecendo porque a saúde da sua pele também está relacionada aos hábitos que você tem no dia a dia. Mesmo que você não perceba, algumas atitudes podem estar danificando a sua pele. Pensando nisso, selecionei dez hábitos comuns que podem prejudicar a nossa pele para abolirmos da nossa rotina a partir de agora.

Exposição solar sem proteção, os raios ultravioletas do sol – UVA e UVB – prejudicam a pele de diferentes maneiras. O UVA é o responsável pelo envelhecimento precoce da pele, pelas manchas e também por doenças sérias como o câncer de pele. Enquanto o UVB é o que causa a vermelhidão e o surgimento de cicatrizes.

Espremer cravos e espinhas pode gerar marcas e cicatrizes na pele, se você é do tipo de pessoa que não pode ver uma espinha ou um cravo que já vai para frente do espelho o espremer, pare com isso já! A má manipulação dos pontinhos pode levar a marcas, cicatrizes, manchas e até infecções mais graves dependendo da localização do rosto. Se quer uma solução rápida, invista em produtos com propriedades secativas ou até mesmo em máscaras de argila para regular a oleosidade e resolver o problema.

hábitos que fazem mal para a sua pele

Usar produtos de beleza que não são sejam indicados para o seu tipo de pele, cada pele tem uma necessidade diferente e por isso são desenvolvidos produtos de beleza específicos para cada uma. Usar produtos que não sejam indicados para você pode gerar um efeito rebote. Se você não souber qual é o seu tipo de pele, consulte-se com um dermatologista para desvendar e só use cremes, géis, loções e cremes que tenham sido formulados para o seu caso.

Se você costuma esfregar, tocar ou apoiar as mãos no rosto várias vezes ao longo do dia, é melhor parar. Esse hábito aparentemente inofensivo pode levar ao surgimento de espinhas, estimular a oleosidade e agravar as inflamações que já existem. Isso acontece porque em nossas mãos se acumulam sujeiras e bactérias que podem afetar a saúde e a boa aparência da nossa pele, por isso, o melhor é mantê-las longe do nosso rosto.

Não tirar a maquiagem é um dos hábitos mais prejudiciais para a pele. O acúmulo de produtos e resíduos – além da oleosidade produzida pela pele – pode entupir os poros e estimular ainda mais o aparecimento de acnes. E não existem desculpas para não tirar a maquiagem, existem desde lenços, até toalhas removedoras de maquiagem para remover tudo com rapidez e praticidade.

O excesso de açúcar e gordura aceleram a perda de colágeno da pele, provocando a perda da elasticidade e as indesejáveis rugas. Quando ingerimos alimentos com alto índice glicêmico ou gordurosos fazemos com que o organismo estoque gordura, que estimula a produção de radicais livres, causando envelhecimento precoce.

É durante o sono que nosso corpo produz hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina. Este hormônio funciona como um “calmante reparador” natural. A falta de sono provoca estresse e não permite que o organismo descanse. Como resultado você terá uma pele sem viço e pode desenvolver olheiras.

Abusar da esfoliação, no intuito de deixar a pele lisinha e macia por mais tempo, você irá fazer com que a produção de oleosidade aumente, propagando bactérias, o que causará o surgimento de espinhas. Esfoliação em excesso poderá levar a estados de vermelhidão, inflamação ou até escurecimento da pele, especialmente em pele naturalmente mais secas.

como cuidar da pele

Banhos muito quentes, embora seja uma delícia, tomar banho com a água muito quente resseca e irrita a nossa pele.  Crie o hábito de tomar um banho rápido com água morna.

Beber pouca água faz a pele ficar sem viço e flácida. Sendo assim o mais recomendado é consumir pelo menos 2 litros de água por dia, pois beber água favorece a excreção de toxinas e deixa a pele mais hidratada e firme.

Poluição, a absorção de gases nocivos encontrados no ar aumenta as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele. As células da pele são envelhecidas pelo processo natural de oxidação que acontece no organismo, e o excesso de poluição acelera esse processo. É preciso proteger a pele com protetor solar, hidratante e higienizá-la duas vezes por dia pra eliminar as impurezas do dia a dia.

Você sabia que esses hábitos prejudicam a sua pele? Quais deles você costuma praticar?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

54 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.