Guia do bronzeado perfeito: como tomar sol sem danificar a pele

Quem nunca ouviu alguém dizer que o segredo do bronzeado perfeito é comer cenoura, usar autobronzeador ou tomar sol apenas até as 10 da manhã? São infinitas as teorias que envolvem esse assunto, mas afinal de contas, como conseguir um bronzeado perfeito de forma natural e sem danificar a nossa pele? Confesso que não era uma pessoa que ligava para as famosas marquinhas de biquíni, muito menos que gostava de tomar sol. Mas isso mudou depois que comecei a namorar e descobri que um dos hobbys favoritos do meu marido é ir para o clube. Depois que fui pela primeira vez e criei esse hábito de tomar sol nunca mais consegui deixar de ir e, não só pelas marquinhas, mas também por saber que a vitamina D é uma das mais importantes para o nosso corpo. No entanto, da mesma forma que o sol pode agregar para a nossa saúde e aspecto da pele, ele também pode se tornar um vilão se você não souber cuidar da sua pele enquanto se bronzeia.

tomar sol

Apesar de muitas mulheres optarem por métodos artificiais, que, com exceção das câmaras de bronzeamento, são mais seguros. Muitas ainda preferem desfrutar dos dias de calor à beira do mar ou da piscina, e tem como fazer isso sem prejudicar a sua pele. O primeiro passo é entender que, para se bronzear, você não precisa se queimar. Outro ponto é que você não vai adquirir a cor de um verão inteiro no primeiro dia que tomar sol. É importante entender que o bronzeado só vai começar aparecer 48 a 72 horas após a primeira exposição solar. Este é o tempo que a melanina precisa para ser produzida e liberada pelas células. É um processo gradual e não adianta exagerar no sol para tentar apressá-lo. Outro ponto importante é o horário, entre as 10 e 16 horas aumenta o ultravioleta B, causador das queimaduras solares, portanto, neste horário redobre a proteção e os cuidados. Já o ultravioleta A, o mesmo usado nas câmaras de bronzeamento, não causa queimaduras, mas bronzeia. Ele é encontrado antes das 10 e após as 16 horas em grande intensidade.

Embora seja uma regra básica, nunca é demais lembrar que a pele precisa estar sempre protegida com um protetor solar com FPS igual ou superior a 30, durante toda exposição. Reaplique o produto no corpo inteiro a cada uma hora e meia a duas horas, e intensifique a quantidade nas extremidades como nariz, colo e testa. Você também pode usar cosméticos ricos em vitamina E e C para incrementar essa proteção. Nossa pele absorve parte de todos os produtos que aplicamos, mesmo fora da praia ou da piscina, devemos ter alguns cuidados extras se queremos um bronzeado bonito. Use produtos com princípios ativos como vitamina C e E, tanto nos cremes de dia e anti-idade, quanto nos filtros.

como tomar sol

Hidrate muito a sua pele, esse é um segredos para uma cor bonita. Para que ela não descasque e ganhe uma cor bonita é muito importante manter a pele hidratada antes e depois da exposição solar. Além de cuidar da pele por fora, também é preciso ter alguns cuidados internos. Alimentos ricos em betacaroteno são sempre uma ótima pedida para quem quer um bronzeado bonito, como abóboras, caqui, mamão e cenouras. Lembra da velha história de que suco de laranja com cenoura ajuda no bronzeado? Então, diversos dermatologistas confirmaram que ela é verídica.

Os auto-bronzeadores são cremes ou loções com dihidroxiacetona, uma substância que provoca uma reação química na pele, escurecendo-a. Essa reação provoca a pigmentação da camada mais externa da pele, dando uma cor semelhante à do bronzeamento. Esses produtos não estimulam a produção de melanina, portanto, eles não estão bronzeando, apenas tingindo a camada córnea. Eles não causam mal, a não ser naqueles que tenham alergia ao produto. O lado ruim desse produto é que, em algumas pessoas, a coloração não fica muito natural. Os auto-bronzeadores não devem, entretanto, ser confundidos com protetores solares pois a coloração resultante do seu uso não possui proteção contra o sol.

bronzear a pele

Não poderia terminar esse post sem falar também do causador das marquinhas que tanto amamos: o biquíni. Não adianta seguir todos os passos para alcançar um bronzeado perfeito se você não usa um biquíni que irá te proporcionar a marca que você tanto espera. Faz dois anos que os biquínis da Marétoa fazem parte do meu armário e das minhas idas para praia e piscina e não é atoa: além das estampas lindíssimas, eles possuem uma modelagem que valoriza o corpo e o bojo (que é o que mais me incomoda em um biquíni) fica perfeito, não sai do lugar, nem deixa o seio com uma aparência estranha. Usei o primeiro biquíni da marca há dois anos atrás, e mesmo usando só ele todas as vezes que ia na piscina e também na praia, ele permaneceu intacto. Por isso, esse mês quando fui comprar um biquíni novo foi impossível não ir automaticamente para o site dessa marca que tanto amo.

maretoa

biquíni

Corre no site da Marétoa e compartilha com a gente qual foi seu modelo e estampa favoritos! <3

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

28 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.