Máscara facial: o que é, para que serve e como usar

Existem aquelas que são ideais para cravos e espinhas. Outras que controlam a oleosidade. Existem aquelas que rejuvenescem e tiram o aspecto de cansaço da pele. Outras que proporcionam maciez. No mundo da beleza dificilmente não encontramos algum produto, no entanto, poucos chamam tanta atenção como as máscaras faciais. Elas surgiram na Coreia do Sul há muito tempo, e até hoje são extremamente populares. As máscaras faciais eram usadas pelas famosas gueixas japonesas em seus rituais de beleza, porém, antigamente as máscaras eram feitas a base de soro e tinham um aspecto bem úmido. Nos dias de hoje, elas são mais secas e contam com componentes como o ácido salicílico, própolis, argila, aloe vera, vitamina C, mel, dentre tantos outros, que intensificam ainda mais o resultado. Diferente dos cremes tradicionais, as máscaras faciais tem uma alta concentração dos princípios ativos, o que a faz penetrar mais fácil na pele, causando um efeito intenso de forma instantânea.

máscara facial

Ter cuidados específicos com a minha pele fez com que as espinhas e cravos desaparecessem, a oleosidade ficasse controlada, além de a manter hidratada e viçosa. É por isso, que por mais básicos que sejam, eles fazem parte da minha rotina. Uma vez por semana ou há cada quinze dias, aplico uma máscara diferente. Tenho algumas opções da Relax Cosméticos que são as minhas preferidas, como a Cupcake, a Punky e a Berry, cada uma tem uma função diferente, mas todas são feitas apenas com componentes naturais. No entanto, antes de começar as usar as máscaras faciais é importante saber o que elas são, qual é a maneira certa de usá-las e para que serve cada tipo de máscara.

Como usar?

O ideal é que você use a máscara facial uma vez na semana ou há cada quinze dias. No dia em que for usar a máscara, lave o seu rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Em seguida, use um gel ou creme esfoliante para abrir os poros e permitir que os ativos atuem na pele com mais facilidade. Após esfoliar, enxague o produto e com a pele seca, aplique a máscara escolhida por todo o rosto, deixando que ela aja pelo tempo indicado na embalagem. Após o tempo indicado, remova a máscara e lave o rosto com água. Feito isso, aplique o seu hidratante facial por todo o rosto e pronto!

como usar máscara facial

Quais são os tipos de máscaras faciais e para que servem?

  • Máscara de argila, também conhecida como máscaras de lama ou em pasta, são formuladas com argilas absorventes de várias cores, que produzem um efeito adstringente. Originadas da decomposição das rochas e do solo por ações físico-químicas, as argilas possuem três papéis essenciais para o sucesso dos tratamentos estéticos: a absorção, a liberação e a adsorção. Elas são indicadas para todos os tipos de pele e podem ser encontradas tanto na versão cremosa, como na em pó.

As máscaras em gel, são formuladas com gel aquoso translúcido e gel-creme opaco em sinergia com princípios ativos. Elas são perfeitas para quem quer refrescar e acalmar a pele, sendo as preferidas para a finalização da limpeza de pele, já que são indicadas para todos os tipos de pele, inclusive as acneicas e masculinas.

  • Máscaras cremosas, são emulsões formuladas com ativos cosmetológicos específicos, ideais para tratamentos anti irritação, esfoliante, nutritivo, revitalizante e ultra-hidratantes.

  • Máscaras de porcelana ou gipsita, são máscaras em pó que devem ser preparadas no momento da aplicação, elas são formuladas com gypso ou sulfato de cálcio grau farmacêutico associado a sais minerais. É adstringente, oclusiva e modeladora. Indicada para tratamentos de flacidez facial e corporal. Contra indicada para pessoas com fobia, resfriadas, com tosse ou muito nervosas/agitadas.

Máscaras plásticas à base de vinil, são apresentadas na forma líquida, contendo sua composição uma associação de álcool etílico, água, um plastificante derivado do álcool polivinílico e outros ativos. Quando aplicadas (em temperatura ambiente), o álcool e a água evaporam, restando somente o plastificante e os ativos, conferindo refrescância à pele. Também chamadas de máscaras ‘segunda pele’, pois quando removidas, produzem a sensação de renovação.

Máscaras hidroplásticas, assim como as de porcelana, essa também vêem em pó e deve ser preparada na hora da aplicação. Compostas de um derivado do sal extraído das algas marinhas, associados a sais minerais e corantes. São indicadas para peles que necessitem de hidratação e revitalização, podendo ser usadas como potencializadoras de tratamentos.

Vocês tem o costume de usar máscaras faciais? Quais são as suas preferidas?

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

56 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.