5 erros que fazem a sua maquiagem não durar na pele

É a base que não durou, a sombra que apagou, o batom que desbotou, o blush que desapareceu. Retocar a maquiagem faz parte da rotina das mulheres, mas, é fato que se pudêssemos a pularíamos sem pensar duas vezes. Quem é que gosta da sensação da base craquelada, de se olhar no espelho e ver que o batom não resistiu nem até a hora do almoço ou que o lápis de olho já ficou todo borrado? Ninguém. Quando isso acontece ficamos com aquele sentimento de que todo o tempo que gastamos para fazer aquela maquiagem foi perdido. Com pesquisas rápidas encontramos diversos truques que prometem ajudar a maquiagem durar mais: colocar o rosto na água com gelo, usar poucos produtos, usar primer antes da maquiagem são apenas alguns deles. Entretanto, como conseguimos descobrir o que realmente funciona para a nossa pele para que a nossa maquiagem dure mais?

makeup gif

 Usar primer pode ser a solução para a maquiagem durar mais na minha pele que é oleosa. Já na sua, a solução pode ser hidratar a pele. As necessidades mudam de acordo com nosso tipo de pele. Nem sempre o que funciona na pele oleosa, pode funcionar na pele mista ou na seca, e vice-versa. Porém, existem aqueles erros que são universais, que são feitos tanto na pele seca, como na mista e na oleosa, que destroem a durabilidade de qualquer maquiagem. Saiba quais são eles e como não cometê-los mais daqui para frente!

Um dos erros mais comuns e que quase todas nós cometemos é o de esquecer de limpar bem a pele antes da maquiagem. Eu sei que bate aquela velha preguiça e que nem sempre estamos afim de fazer aquele ritual de limpeza na nossa pele, mas é ele que proporciona aquele acabamento perfeito na maquiagem, porque a limpeza evita que as sujeiras e impurezas que ficam presas nos poros acabem deixando a pele mais oleosa ou disforme. Quando bater aquela preguiça ou quando não tiver muito tempo para fazer essa limpeza uma boa tática é apostar na água micelar, além de ser fácil de aplicar ela ainda não precisa de enxágue.

primer retoque nunca mais

Esquecer de hidratar a pele diariamente. Dentre os cuidados com a pele, a hidratação é um ponto crucial. Se sua pele não estiver hidratada na medida certa, ela vai acabar sugando os produtos usados no rosto em busca de água – resultando na base craquelada em diversos pontos do rosto. Assim como a limpeza, a hidratação deve ser feita diariamente. No meu caso, gosto de hidratar a pele antes de dormir, e antes de me maquiar não dispenso o primer, que além de camuflar os poros, também ajuda a fixar a maquiagem e hidrata. Meu favorito do momento tem sido o Retoque Nunca Mais com efeito matte da Ruby Kisses, que pode ser encontrado na Amamos Make.

Escolher a base errada para o seu tipo de pele. Se sua base costuma derreter com frequência ou deixa seu rosto mais brilhoso que o normal, então ela não é a base certa para você. Se você tem a pele oleosa, procure por bases que sejam mais sequinhas, com efeito matte e que consigam aderir melhor ao rosto. Se sua pele for seca, você já pode apostar nas bases mais iluminadas, aquelas que trazem o glow na medida certa para a maquiagem. Agora se sua pele for mista,  você pode usar mais de um tipo de base dependendo da área do rosto ou, então, escolher as bases levemente iluminadas.

blair gif

Camadas grossas e excessos de produtos te fazem transpirar mais, consequentemente, eliminam a maquiagem com mais rapidez. Muitas pessoas acreditam que se colocarem uma quantidade maior de produto na pele alcançarão uma cobertura e uma durabilidade maior, no entanto, esse hábito na verdade, é vilão. Sobrecarregar a pele com muito produto te faz transpirar mais e depressa porque obstrui os poros.

Não usar produtos de longa duração. Não adianta querer uma maquiagem que dure o dia inteiro e não apostar em produtos de maquiagem que tenham reforço na durabilidade. Confira os rótulos e procure sempre por itens que prometam ação à prova d’água ou duração 24h. Esses são os mais resistentes e vão ser seus maiores aliados na maquiagem perfeita.

spray fixador

Esquecer o fixador de maquiagem. Não adianta apenas escolher os produtos certos e que sejam de longa duração, também é preciso dar o toque final na maquiagem para que tudo fique no lugar por longas horas. O fixador de maquiagem em spray ou pó translúcido são as melhores maneiras de manter a maquiagem intacta. Basta aplicá-lo no rosto alguns minutinhos depois de terminar a maquiagem para garantir que ela estará bem sequinha e pronto.

Errar nas texturas de alguns produtos específicos. Se você tem a pele oleosa e compra uma base líquida que não tenha efeito matte, provavelmente, ficará com a pele extremamente oleosa em pouco tempo. Se você tem a pele seca e aplica uma base matte, que seja cremosa, sua pele não ficará com o aspecto mais bonito do mundo. A textura dos produtos que usamos, sejam eles, iluminador, batom, sombra ou blush, influenciam e muito na durabilidade da maquiagem e no resultado dela. Por isso, escolha sempre produtos que são indicados para o seu tipo de pele.

princess disney gif

Qual truque você usa para a sua maquiagem durar mais? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

38 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.