3 hábitos que envelhecem a pele

Somos feitos de hábitos, nossa rotina é composta por eles, alguns ruins – que nem deveriam fazer parte dela, outros que conseguimos relevar e os bons, que devíamos seguir à risca – mas nem sempre é assim. Esses hábitos são a base de praticamente tudo ao nosso redor. E hoje em especial, vamos falar sobre como hábitos ruins afetam diretamente a nossa pele. Com o passar do tempo, as linhas de expressão, falta de luminosidade, flacidez e rugas passam a incomodar. E quando isso acontece, nossa primeira reação é gastar rios de dinheiro em produtos, dos mais revolucionários aos mais simples para reverter a situação. Porém, nada disso será válido se você não eliminar alguns hábitos que parecem ser inofensivos, mas são o verdadeiro motivo para sua pele estar assim.

O primeiro pode parecer óbvio, mas muitas pessoas ainda não seguem a dica: não durma de maquiagem, não importa o quanto você esteja cansada ou com preguiça de fazer o seu skincare. Não pule essa etapa! O acúmulo de cosméticos no rosto favorece a irritação, além do risco de infecções na região dos olhos. Além disso, dormir com maquiagem piora os quadros de acne e do envelhecimento precoce devido à produção de radicais livres – que destroem as células saudáveis da pele.

A segunda dica e a mais importante de todas: use protetor solar. Não usá-lo causa o envelhecimento precoce da pele e pior: aumenta o risco de ter um câncer de pele. Conforme nos expomos ao sol, existe maior probabilidade a manchas, rugas e acne. Dessa forma, é fundamental aplicar filtro todos os dias.

Muitos problemas de flacidez, aspecto envelhecido e de pele sem viço, é devido à desidratação. Além do uso de cremes específicos, não deixe de se hidratar ingerindo bastante água, no mínimo dois litros de água por dia. Beber bastante água também favorece a excreção de toxicas, substâncias que prejudicam a pele.

Dica extra: comer mal também tem influência direta no nosso organismo. É importante apostar na variedade e no equilíbrio para adquirir antioxidantes e proteínas que são essenciais para retardar o envelhecimento da pele. Preste atenção no consumo de açúcares e gordura. O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.

Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele. Priorize alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.

Gostaram das dicas? Você segue alguma delas? Se ainda não segue, corre comprar seus produtos (se quiser economizar pode comprar online e usar um aliado: os cupons de desconto! Bora mudar esses hábitos ruins já!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

10 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.