Cuidados com a pele no inverno: saiba quais são os efeitos do frio e como tratá-los

Chocolate quente, muita coberta, pipoca, filmes e cuidado redobrado com a pele, são palavras que definem facilmente o frio. Se você, assim como eu, sofre com o ressecamento da pele e com os lábios rachados, você entende porque precisamos redobrar os cuidados com a pele assim que o frio aparece. O frio mal começa e minha pele já começa ficar extremamente ressecada, com vermelhidão e ardência em pontos específicos do meu rosto, além de ficar com os lábios rachados. Isso acontece porque durante o inverno, a umidade do ar abaixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição da transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, neste período, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. Por esses motivos, sofrer com os efeitos do frio na pele é justificável, porém, reversível, se tivermos os cuidados ideais.

Quando o frio aparece, logo tiramos os casacos, botas e cachecóis do armário, já pensamos no chocolate quente e em ficar debaixo da coberta assistindo um filme, no entanto, como tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, o inverno também trás o desprazer do ressecamento da nossa pele. Além de deixar a pele seca, esbranquiçada e sem viço, também existe a possibilidade de ter coceiras, rachaduras e desconforto durante os dias frios. As áreas mais afetadas são as mais expostas, como o colo, rosto, lábios, braços, pernas, pés, mãos e pescoço. Para não sofrer com os efeitos dos dias frios, alguns cuidados com a pele podem evitar os estragos típicos da estação.

Alimentação adequada, comer frutas, hortaliças, legumes e alimentos que são fontes de vitaminas e minerais, neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento e ressecamento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como a laranja, o morango, a cereja, o limão, a mexerica e os vegetais, como o repolho, a cenoura e o brócolis, também são importantes aliados para manter a pele saudável e bonita, durante o inverno. Outro ponto importante é a ingestão de líquidos, beber bastante água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo.

Lave o rosto na pia, sempre com água fria. É difícil, eu sei. Mas vale a pena. É importante deixar o banho quente apenas para o corpo, já que a água quente, até mesmo a morna, dos banhos demorados que muitos gostam de ter nesta época retiram a camada lipídica de proteção da pele.

Use dermocosméticos com propriedades que estimulam a hidratação da pele. Escolha produtos que repõe os aminoácidos, garantindo assim uma ação hidratante e antioxidante para a sua pele. Além do hidratante, use e abuse de máscaras que estimulam a produção de colágeno e elastina, fundamentais para a pele no frio. Você também pode aderir aos óleos corporais nessa época, como o de amêndoas ou de uva, além de hidratar, a pele ainda ganha um brilho especial. Já nos lábios, utilize produtos ricos em ativos reparadores e hidratantes, como vitamina E, pantenol, manteiga de karité ou manteiga de cacau. Eles ajudarão a restaurar e reparar a barreira labial.

Cuidado com as dermatites, eczemas e rosácea. Coceira, lesões na pele, vermelhidão.. isso lhe parece familiar? Quem sofre de dermatite atópica e eczemas costuma padecer um pouco mais no inverno, porque elas estão relacionadas ao ressecamento da pele, que são comuns nesta época. Outro mal que tende a piorar no inverno é a rosácea – doença que afeta principalmente a pele da face. Neste caso, é importante procurar um dermatologista para ele possa te passar o tratamento indicado para o seu caso.

Quais são seus cuidados de pele no inverno? Saiba que é super importante não pular nenhum passo, para não esquecer deixe sempre seus produtos visíveis, como na sua penteadeira ou mesa de cabeceira.

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

61 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.