Guia 1: como começar uma loja online do zero

Em algum momento da sua vida, você provavelmente pensou: ”e se eu fosse dono do meu próprio negócio?”. Esse universo dos e-commerces cresceu de uma tal forma, que não tem nem como não pensar em ter um. Porém, é fato que para dar certo é preciso estudar, pesquisar e fazer aquilo acontecer de uma forma que as outras pessoas não fazem. Além de ter uma estrutura, é preciso também pensar fora da bolha para trazer algo novo. Afinal, já existem tantos sites diferentes de nichos parecidos, que para conseguir se destacar em meio à eles, é preciso ter um diferencial.

Não tem experiência e não sabe por onde começar? Deixa que a gente te ajuda! Nesse primeiro guia, você vai aprender a colocar e a tirar os seus sonhos do papel. Antes de se pensar em ter uma loja online, é preciso saber qual o nicho que você se identifica e quais os produtos que você gostaria de ter em sua loja online. Por exemplo, quer vender roupas femininas, porém, qual estilo você vai ter na sua loja? Suas peças são mais focadas nas tendências, você vai focar no minimalismo, terá somente cores neutras?

É preciso saber quais produtos você quer vender inicialmente, mas também deixar um espaço caso você queira expandir a sua loja. Por exemplo, você vai começar a vender roupas de academia, porém, também quer vender suplementos no futuro. É importante que os seus produtos estejam interligados para que a sua loja siga um padrão.

Definiu o que vai vender? É hora de saber onde você vai hospedar o seu site e comprar o seu domínio. Existem vários sites que facilitam a criação do layout, formas de pagamento e envio. Se você não tem experiência, eles serão aliados na hora de criar o seu site. Pesquise muito antes de decidir em qual plataforma você irá hospedar a sua loja, afinal, é ali que sua loja ganhará vida. Outro ponto é não abrir mão de ter o seu domínio. Para quem não sabe, o domínio de site é aquele que aparece logo após o “www” na barra de endereços do seu navegador.

Já sabe quais produtos irá vender e também onde irá hospedar e comprar o domínio do seu site? Então agora é preciso aprender sobre os envios. Se você vai vender online, você precisa saber enviar os seus pedidos pelos correios. A própria plataforma de hospedagem, às vezes, desenvolve as etiquetas, declaração de conteúdo e nota fiscal que você precisa. Mas, se ela não fizer, você precisa fazer todos esses passos.

Saber como você vai divulgar a sua loja também é de extrema importância. Você pode ter feito o seu site, saber como fazer os seus envios, ter um estoque legal, mas se você não divulgar, como as pessoas irão encontrar o seu produto? Você vai divulgar em quais redes sociais? Vai fazer fotos próprias? Vai integrar sua loja online em sites como a Shopee ou Mercado Livre? É importante pensar nessas questões.

Ter as ferramentas para trabalhar é essencial, quando você trabalha online é preciso saber que ter um celular, computador ou notebook bons não é luxo, é algo que você precisa ter para poder fazer o seu trabalho. Afinal, você vai precisar de um computador ou notebook para cuidar das funções da sua loja, de um celular para cuidar das redes sociais, fazer fotos e vídeos de produtos. Ou seja, é um investimento que vai valer a pena.

Meu último conselho nesse primeiro guia para você que quer começar o seu próprio negócio é: crie sua loja sabendo que você não vai ter uma renda imediata. Você vai ter que investir muito até conseguir tirar sua renda fixa com a sua loja. Por isso, quanto mais rápido você começar, melhor.

Fique de olho, pois logo iremos liberar o Guia 2, com dicas para você conseguir seus fornecedores! Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.