A importância da iluminação no ambiente

Você sabia que a iluminação da casa é capaz de alterar o humor dos ambientes, a percepção do seu tamanho, além de influenciar diretamente na produtividade, concentração e nos momentos de descanso? Os elementos que se juntam quando a iluminação certa é alcançada transformam os ambientes em uma combinação perfeita de funcionalidade e estilo. Por isso, é importante incluir no seu planejamento, o projeto luminotécnico, que nada mais é que um estudo do efeito da iluminação, que irá conciliar a funcionalidade de cada ambiente, seja ele interno ou externo, valorizar o projeto, diminuir o consumo de energia e identificar o melhor tipo de iluminação para cada ambiente da casa.

 

Existem três tipos de iluminação que geram efeitos diferentes para cada ambiente. A primeira delas é a difusa, a mais simples e conhecida. A segunda, é a luz central, que geralmente fica no teto e ilumina o ambiente por inteiro. A terceira é a iluminação direta, que cria um clima intimista no cômodo por meio de spots direcionáveis e embutidos ou lustres, enfatizando objetos, móveis e locais que exigem mais concentração. Já a iluminação indireta não foca um local específico, no entanto, consegue clarear um espaço por completo, refletindo em uma superfície e se espelhando pelo ambiente.

Outro ponto que precisa de atenção é a temperatura da luz, pois elas conseguem trazer efeitos diferentes. A luz quente, oferece uma iluminação mais amarelada, esse tipo de luz é perfeita para ambientes que você procura ter aconchego. Já a luz fria, traz uma iluminação branca, quase azulada. É usada em locais que pedem por excitação, atenção e foco, ideias para destacar pontos da decoração passando uma sensação de sofisticação e modernidade.

3 motivos para você se atentar mais a iluminação da sua casa 

Deixa o ambiente claro e aconchegante – quando buscamos ter uma iluminação certa, conseguimos deixar o ambiente claro e agradável, mais funcional, perfeito para ler ou trabalhar sem forçar a vista, também conseguimos deixar o espaço mais aconchegante, valorizando a paleta de cores utilizadas e para isso, podemos apostar sem medo na iluminação no teto, luzes embutidas na estante, luminárias nas paredes, abajures, entre outras formas.

Pode destacar uma parte do lugar – ultimamente, tem se usado muito as luzes embutidas na mobília para destacar alguns elementos decorativos colocados nela. Também pode-se usar uma luminária lateral na parede para destacar uma mesa de canto com um vaso de flores ou uma obra de arte em cerâmica, por exemplo, entre outros artigos de decoração que merecem ser destacados para acrescentar drama e deixar a decoração mais interessante.

Promove muito conforto – um ambiente bem iluminado traz muito conforto visual para quem o utiliza. Por isso, invista em um bom uso de luzes. As tonalidades podem ser frias, quentes ou neutras. A luz fria e a neutra têm um tom mais azulado e branco, respectivamente, sendo mais indicadas para o uso em escritórios, ambiente de trabalho, banheiros e área de serviço. Já a luz quente, que costuma ser mais amarelada, gera um efeito mais intimista no ambiente, tornando-o mais aconchegante e confortável. Por isso, o uso desse tipo de luz é recomendado em cômodos que precisam de uma iluminação mais baixa, como o quarto, por exemplo, que é um ambiente de dormir e, portanto, precisa causar a sensação de relaxamento.

Sabendo de todos esses pontos, não tem como não priorizar a iluminação do nosso lar, não é? Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.