Como cuidar dos seus móveis de madeira em 5 passos simples

Os móveis de madeira são verdadeiras relíquias, eles preenchem nosso lar com uma beleza única e ainda podem ser passados de geração em geração. Cada tipo de madeira apresenta características, resistência natural e durabilidade próprias. Inclusive, a madeira foi o primeiro material da história da humanidade a ser usado como matéria-prima para diversas finalidades por ser extremamente resistente, até hoje, ela faz parte das marcenarias, engenharias, arquiteturas e energia. Por se tratar de um material orgânico, quando você investe em uma peça feita em madeira, é preciso ter alguns cuidados para mantê-las novas, mesmo com muitos anos de uso.

Quer cuidar da maneira correta dos seus móveis de madeira? Confira essas 5 dicas que separamos para você!

1. Faça a limpeza diária: fazer a limpeza do seu móvel todos os dias é uma prática que pode ajudar na conservação. Mas, é importante se atentar nessa hora, quando for escolher o produto para passar, dê preferência para aqueles que são específicos para madeira, pois existem produtos que são tão abrasivos que podem manchar o seu móvel. Limpar com um pano seco ou levemente umedecido em água com sabão neutro é mais indicado, contanto que se seque muito bem depois.

2. Cuidado com a água: ela e madeira não combinam, já que a água estuga e dilata esse material. Umidade também é prejudicial à conservação. Esse contato pode promover a proliferação de mofo e bolor, o que pode causar inchaço, manchas e descascamento da pintura das peças.

3. Use cera ou óleo periodicamente: existem produtos específicos para o uso em madeira que são feitos de cera ou óleo específico. Eles ajudam a hidratar as peças, ajudando na conservação. Para as madeiras mais escuras, o ideal é óleo de peroba. Já as mais claras podem ser manchadas por esse produto e o melhor é utilizar cera incolor pastosa. Faça essa manutenção de 3 a 4 vezes no ano.

4. Cuidado com o sol: A exposição intensa e prolongada ao sol, pode causar o desbotamento da madeira. Tente posicionar esses móveis distantes das áreas que tem maior incidência da luz solar. Ou, use cortinas para minimizar o impacto do sol em alguns momentos do dia.

5. Cuidado ao colocar panelas quentes e copos: um problema clássico em mesas de madeira, são as manchas causadas por copos úmidos e panelas quentes, porém, isso é algo que pode ser facilmente evitado. Tenha sempre por perto porta copos e porta panelas. Se não tiver, aposte nas toalhas ou jogos americanos durante as refeições. Assim, diminui as chances de manchas por objetos quentes, pingos de bebidas e molhos e copos úmidos.

Dicas extras:

Se os seus móveis estão com arranhões, existe uma maneira muito simples de corrigir: passar pomada de calçados. Tenha apenas o cuidado de escolher uma pomada de um cor próxima a do móvel.

Por fim, faça manutenções regulares nos parafusos, dobradiças e portas para conservar o uso por muito tempo.  Alguns móveis além de serem úteis, trazem uma história sentimental para o dono, como, por exemplo, uma cômoda que foi herança de uma avó ou uma cama que foi presente de casamento. Não importa a origem, mas a durabilidade atravessa gerações se respeitados esses cuidados.

Você tem móveis de madeira? Quais cuidados você tem e não dispensa na hora de cuidar deles? Conta pra gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.