Cuidados essenciais para cuidar da pele no inverno

Quando o inverno chega a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam a diminuição na nossa transpiração corporal. Assim, nossa pele passa a ficar mais seca. Além disso, passamos a tomar banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural do nosso corpo de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

tumblr_m594nliTad1rvivlko1_500_large (1)

O clima frio e seco deixa a pele do nosso rosto e corpo sujeita ao ressecamento no inverno, com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas.  Para evitar tais sintomas é importante ter alguns cuidados, como:

Alimentação adequada,  comer legumes, hortaliças e frutas são essenciais. Já que esses alimentos são fontes vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele. Frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a cereja são alguns vegetais que são ótimos para se ingerir nessa estação. Na lista ainda estão os vegetais, como brócolis, o repolho e a cenoura.

Beber 2 litros de água, durante o inverno é muito comum diminuir a ingestão de água e isso é um erro brutal. Manter a ingestão de água é importante em todas as estações, ela mantém a hidratação da nossa pele e de todo nosso organismo que naturalmente fica mais debilitado nos dias frios. Se você não gosta de beber tanta água, uma dica é tomar chás claros. Assim, pode tornar a atividade mais prazerosa.

Evite o ar condicionado, por mais que ele seja mais usado no verão, muitas vezes acabamos usando ele no tempo frio, no trabalho ou no carro. Tente evita-lo ao máximo, já que ele rouba a água do nosso corpo, fazendo o mesmo ressecar.

Procedimentos dermatológicos, o inverno é a melhor época para fazer tratamentos que requerem que o paciente evite o sol, como peelings, tratamentos a laser e etc.

Evite banhos quentes e demorados, evite também se ensaboar demais e usar buchas. Pois, contribuem para a alteração da composição do manto hidrolipídico que protege a pele.

Hidrate sua pele, mantenha sua pele sempre hidratada, uma boa dica é passar um hidratante logo após o banho, o vaporzinho pós banho ajuda na penetração do creme. Lembre-se dos lábios, que costumam rachar no frio.

Obs: se sua pele for oleosa ou acneica, evite os hidratantes comuns no rosto e prefira aqueles que são oil-free nas áreas de maior oleosidade.

Use filtro solar todos os dias. 

tumblr_ls2dmwFdbl1qldh1uo1_500_large

Espero que vocês gostem, um beijo e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.