Auto cuidado: sobre não se deixar para depois

Se fosse escrever todas as vezes que me deixei em segundo plano, acredito que vocês iriam se cansar de ler. Eu sei que isso não acontece somente comigo, boa parte de nós colocamos desde as grandes, até as pequenas coisas acima de nós mesmos. São os filhos que precisam de mais atenção e cuidado, é a casa que precisa permanecer sempre limpa, é a roupa para lavar, é a carga horária de trabalho exaustiva, é precisar estar bem na faculdade, é querer se alimentar melhor, fazer uma academia, é colocar as necessidades de quem a gente ama acima das nossas. São tantas cobranças, tantas responsabilidades, tantos imprevistos, que chega uma hora que simplesmente vamos fazendo o que conseguimos fazer dentro do tempo que temos. Mesmo que isso signifique, em muitas das vezes, deixar o tempo que poderíamos ter para gente de lado.

O autocuidado, ao contrário do que muitos pensam, é muito mais do que fazer um skincare ou tomar um banho relaxante, ele é um conjunto de atitudes voltadas para o cuidado de si mesmo. Ou seja, é se priorizar e também dedicar uma atenção exclusiva para si para melhorar a sua qualidade de vida. O autocuidado envolve o reconhecimento das suas necessidades mentais, físicas, sociais, emocionais e também espirituais. É uma forma de se entender e saber do que seu corpo e sua mente precisa. O autocuidado é importante na vida de todos nós. Quem o pratica, tem uma tendência a ser mais eficiente, produtivo e a terem pensamentos positivos, porque elas cultivam um relacionamento com si próprias.

É sobre fazer algo que é bom para você e por você. É fazer escolhas pensando também em você. É construir uma rotina sem ter que se deixar de lado. É sempre lembrar que você é e deve ser prioridade na sua própria vida. Existem algumas formas de autocuidado, o primeiro é o físico – que é aquele focado em nosso corpo. Quando falamos nisso, logo atribuímos esse cuidado em ir na academia, comer melhor, cuidar da nossa pele ou fazer um corte que cabelo – e essas também são formas de cuidarmos de nós mesmos. Porém, o autocuidado físico reflete diretamente em nossa saúde e autoestima, por isso, é importante priorizar o nosso sono, visitar um médico regularmente, investir em um pilates, yoga ou até em massagens. Todas essas são formas de autocuidado físico, uma forma de cuidar de si mesmo de dentro para fora.

Quando o assunto é autocuidado, o emocional também precisa ser levado em consideração. Afinal, nossas emoções são importantes e por isso, precisamos estar conectados com elas para entender e saber lidar com nossos momentos de tristeza, estresse e até de alegria. E para entender sobre os nossos sentimentos é preciso dedicar um tempo para eles: pensando e analisando sobre as coisas que estão de deixando feliz, que você gostaria que fossem diferentes, o que tem te chateado, assim você conseguirá aceitar melhor suas emoções sem julgá-las. Se for preciso, escreva em um diário ou em um bullet jornal, deixe-o na sua mesa de cabeceira ou penteadeira para não esquecer de fazer suas anotações quando achar necessário. Fazer terapia também é um ótimo caminho, afinal, nem sempre conseguimos resolver nossos problemas sozinhos, e um especialista saberá cuidar de você.

O autocuidado social também é peça chave na nossa vida, ele se resume no contato que temos com as pessoas, principalmente com aquelas que amamos e nos apoiam. É uma forma de manter um relacionamento saudável, tanto amorosos, quanto com familiares e amigos. É importante saber quem são as pessoas que acessam a nossa melhor e pior parte. Estar sempre conectado com aqueles que andam ao nosso lado e compartilham das mesmas energias que nós, e se afastar dos relacionamentos tóxicos é essencial.

O autocuidado mental é aquele focado em manter o nosso intelecto saudável. Sendo assim, procure fazer coisas que você gosta, seja se exercitar, ler um livro, assistir uma série ou até aprender algo novo que você sempre quis. Tenha momentos de lazer e faça atividades que estimulem a sua criatividade. Por fim, temos o autocuidado espiritual – e isso não significa ter uma religião, ou ser de uma religião específica. Encontrar o que é espiritualidade para você e como pode praticá-la pode ser de grande benefício para sua vida, ela vai te fazer rever comportamentos que considere como falhos, analisar seus valores e crenças e identificar o que é importante para você.

Você conhecia todos esses autocuidados? Quais você tem praticado? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.