5 coisas que você precisa saber antes de abrir uma loja online

Desde que criei o blog, o sonho de ter uma loja online sempre floresceu dentro de mim. Afinal, um trabalho complementaria o outro, aumentaria os conteúdos e também me faria realizar um sonho de ter uma loja online de maquiagem. Mas, por falta de experiência e por pensar que isso estava muito distante, foi algo que ficou adormecido, até três anos atrás. Quando criei a loja, a falta de experiência me fez cometer alguns erros e pensando nisso, decidi listá-los para você não cometê-los caso esteja querendo abrir a sua agora.

Tenha mais de um fornecedor – investir todo o seu orçamento em apenas um fornecedor não pode ser uma boa ideia e por vários motivos. Primeiro, que esse fornecedor pode não oferecer muita variedade e isso vai deixar o seu estoque limitado. Segundo, que dependendo da sua área, esse fornecedor pode seguir um estilo muito único e você não vai conseguir atender todos os tipos de público. Terceiro, que cada fornecedor trabalha com uma forma de pagamento, e você pode encontrar preços e formas de pagamentos melhores se pesquisar.

Pense além daquilo que você gosta – vamos supor que você goste de roupas em tons vibrantes, isso não quer dizer que suas clientes também irão gostar apenas de roupas em tons vibrantes. No começo, talvez você comece investir apenas em peças que você gosta e que você usaria. Mas, é importante entender o gosto do público e trazer mais opções e variedades.

Você precisará aprender a dizer ”não” – é preciso aprender separar o profissional do pessoal caso você queira crescer e por conta disso, muitas vezes vamos precisar sair como ”chata” em alguns situações. Uma delas é fazer exceções para familiares e amigos, o famoso fiado ou até mesmo vender à preço de custo só para não desagradar aquela pessoa. Ou então, não se impor em algumas questões. É preciso ter em mente que a sua marca é o seu trabalho, é o seu investimento e que para mantê-la é preciso muito esforço. Aprenda dizer ”não”.

Você precisa investir não só em produtos – engana-se quem pensa que para ter uma marca de sucesso é só ter produtos bons. O investimento para crescer uma marca vai muito além. É preciso investir em um site que seja descomplicado na hora de alguém realizar uma compra. É preciso investir em um cenário bonito para as suas fotos, em móveis que consigam trazer uma base, um fundo bonito, afinal, muitas vezes você vende pelos olhos. É preciso investir tempo em suas redes sociais, muitas vezes, será ela que trará a visibilidade para a sua loja. Tráfego pago também contribui, dentre outros fatores.

Desistir não deve ser uma opção – na prática, ter um comércio e vender não é tão fácil como parece. Tem dias bons, dias parados, dias ruins. Por isso, é importante nunca esquecer o porquê você começou e se manter em pé em todos os momentos. Afinal, todo empreender passa por bons e maus bocados.

E vocês, tem ou já tiveram vontade de ter o seu próprio negócio? O que te faz não começar? Conta pra gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.