4 maquiagens fáceis para você se inspirar para o Carnaval

Purpurina, serpentina, muito brilho e fantasias com riqueza nos detalhes. É muito samba no pé, bloquinhos e festas. Dizem que o ano só começa depois do carnaval e não tem como negar, porém, você sabe como surgiu essa festa? O carnaval tem suas raízes histórias no período colonial, tornando-se uma lucrativa atividade comercial no século XX. O entrudo era praticada pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas  de água de cheiro nas pessoas. Tais bolinhas nem sempre eram cheirosas. O entrudo era considerado ainda uma prática violenta e ofensiva, em razão dos ataques às pessoas com os materiais, mas era bastante popular. Por volta de meados do século XIX, no Rio de Janeiro, a prática do entrudo passou a ser criminalizada, principalmente após uma campanha contra a manifestação popular veiculada pela imprensa. Enquanto o entrudo era reprimido nas ruas, a elite do Império criava os bailes de carnaval em clubes e teatros.

As marchinhas de carnaval surgiram também no século XIX, cujo nome originário mais conhecido é o de Chiquinha Gonzaga, bem como sua música O Abre-alas. O samba somente surgiria por volta da década de 1910, com a música Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se ao longo do tempo o legítimo representante musical do carnaval. Na Bahia, os primeiros afoxés surgiram na virada do século XIX para o XX, com o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas. Ao longo do século XX, o carnaval popularizou-se ainda mais no Brasil e conheceu uma diversidade de formas de realização, tanto entre a classe dominante como entre as classes populares. Por volta da década de 1910, os corsos surgiram, com os carros conversíveis da elite carioca desfilando pela avenida Central, atual avenida Rio Branco. Tal prática durou até por volta da década de 1930.

As escolas de samba e o carnaval carioca passaram a se tornar uma importante atividade comercial a partir da década de 1960. Empresários do jogo do bicho e de outras atividades empresariais legais começaram a investir na tradição cultural. A Prefeitura do Rio de Janeiro passou a colocar arquibancadas na avenida Rio Branco e a cobrar ingresso para ver o desfile. Em São Paulo, também houve o desenvolvimento do desfile de escolas de samba a partir desse período. O carnaval, além de ser uma tradição cultural brasileira, passou a ser um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao país na época de realização dessa festa, e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo dessa mercadoria cultural.

Nestes dias de festas, o que não faltam são opções para se divertir, dançar e aproveitar. Por isso, trouxe quatro inspirações de maquiagem e quais tendências vocês mais irão ver nestes dias para se inspirar na hora de fazer a sua. Não poderíamos deixar de começar nossa lista com um dos itens que prometem ser o mais usado nas maquiagens de carnaval: os strass. Eles são extremamente práticos e você pode fazer diversas maquiagens usando esse item. Disponível em vários tamanhos, basta usar a criatividade e usar e abusar do poder do strass.

make: @isabeladiunga.makeup

As sombras ou delineadores neon ou coloridos também não ficam de fora das maquiagens de carnaval. Elas são coloridas, transmitem alegria e você pode fazer as mais diversas maquiagens com ela, pode fazer delineado, pode fazer desenho, pode fazer listras, o que não falta são opções. Olha que linda essa inspiração da Polyana Arruda.

As pérolas e as pedrinhas coloridas também serão muito usadas nas maquiagens desse ano. E não é por pouco, né? Olha como elas ficam lindas! Essas maquiagens foram feitas pela Eliza Santos.

Além de fazer uma make babado, não se esqueça de usar roupas confortáveis e também não abra mão do protetor solar para você aproveitar esses dias de folia da melhor forma possível! E aí, qual sua maquiagem favorita? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.