O contorno facial ideal para cada tipo de rosto

Acompanhar o universo da maquiagem não é uma tarefa fácil, já que o mesmo se renova e recebe novidades diariamente. Houve o tempo que uma maquiagem perfeita era composta apenas por rímel e pó compacto, logo após as sombras marcadas viraram febre, no entanto elas ficaram no passado para que o esfumado pudesse surgir, e dia após dia os truques e as técnicas são transformados e adaptados em novas versões, proporcionando novas produções e novos resultados. Com simples produtos podemos afinar o nariz, diminuir a testa, realçar os lábios e levantar as maças do rosto. Entretanto, para alcançar uma produção como essa devemos considerar o formato do nosso rosto e usar a técnica ideal para o mesmo.

Normalmente não reparamos no formato de rosto das pessoas, porém saber identificá-ló é o primeiro requisito para garantir uma maquiagem bonita e que condiz com a feição de cada um. Antes de começar a produção devemos conhecer os detalhes e particularidades que cada rosto possui, somente dessa forma saberemos qual contorno deve ser feito. Os tipos mais comuns de serem encontrados são os rostos ovais, quadrado, triangular, redondo e o triangular invertido. Para realizar a técnica do contorno iremos precisar de um corretivo ou pó dois tons mais escuros que o tom da nossa pele e um iluminador. Tenha em mente a regra básica do contorno: o que você quer esconder deve ser contornado com o corretivo escuro, e onde queremos mostrar deve ser iluminado. Todas as marcações devem ser esfumadas perfeitamente, não se pode ficar nenhuma divisão entre as cores, tudo deve estar uniforme.

Os rostos ovais costumam ser os mais fáceis de se contornar, com linhas totalmente arredondadas eles são caracterizados principalmente por serem sutilmente mais largos nas maças do rosto do que na parte da testa e do maxilar. Usar o corretivo mais escuro sob as maças do rosto e iluminar a área abaixo dos olhos e o eixo central da face, ou seja, a linha imaginária entre o queixo, a testa e o ossinho do nariz, são o ideal para quem se encaixa neste formato. Várias celebridades se identificam com o mesmo, sendo elas Beyoncé, Jéssica Alba e Luanna Piovani.

Os rostos com formato quadrado como os de Alinne Moraes e Isabeli Fontana, por exemplo, podem ser identificados pela fisionomia larga e forte, com maxilar amplo e traços marcantes. Escurecer as laterais da testa e do maxilar e iluminar o centro da testa e do queixo, além do topo do nariz é o segredo para quem possui o modelo. Já os rostos triangulares possuem a parte de baixo mais larga que a de cima, essa configuração faz com que a base do rosto fique em evidência, tenha como exemplo a Kylie Jenner. Para suavizar essa diferença, precisamos trazer a atenção da maquiagem para a linha dos lábios, escurecendo as laterais do maxilar, e iluminando as áreas da testa, sob os olhos e o queixo.

O formato triângulo invertido ou modelo coração, possui a linha da testa mais larga que a do maxilar e do queixo, que costumam ser mais alongados. Esse é o feitio do rosto de diversas famosas, como Flávia Alessandra e Giovanna Ewbank. Nele devemos suavizar a diferença entre a parte de cima mais larga e a de baixo mais afinado do rosto,  para isso devemos usar o corretivo para escurecer as laterais da testa e o maxilar, dando a impressão de um rosto mais fino por inteiro. Já o iluminador deve ser aplicado na zona ”T”, atraindo toda a atenção para essa parte.

Por último, o rosto redondo é aquele que não possui ângulos definidos, normalmente ele é mais largo nas maças do rosto e nas bochechas e mais arredondado nas linhas da testa e do maxilar. Isis Valverde e Miley Cyrus, são apenas alguns das inúmeras celebridades que possuem essa configuração de rosto. O contorno tem como objetivo proporcionar uma sensação de altura ao rosto, fazendo com que ele pareça mais comprido e menos gordinho. Para isso, devemos escurecer toda a lateral e iluminar apenas o eixo central do rosto.

Qual é seu formato de rosto? Compartilha com a gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

60 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.