5 erros que você comete ao querer adotar hábitos mais saudáveis

Basta rolar o feed das nossas redes sociais por alguns instantes para nos depararmos com uma enxurrada de posts incentivando os bons hábitos, a prática de exercícios físicos, a alimentação saudável. E isso é muito positivo, afinal, quanto mais esse conteúdo for consumido, mais pessoas adotarão esse estilo de vida. Porém, junto com postagens desse tipo também vem uma frustação por não conseguir mudar certos hábitos, por não conseguir perder peso com rapidez, por não conseguir se alimentar de forma saudável em todas as refeições. Porque quem está atrás das telas, vê um mundo onde as pessoas conseguem comer bem, conseguem perder peso de forma rápida, que não sofrem em mudar hábitos ruins, muito pelo contrário, elas demonstram tudo isso de forma satisfatória. E aí, que vem aquele pensamento: ”porque todo mundo consegue, menos eu?”.

Não tem como mudar os hábitos de um dia pro outro: tem pessoas que conseguem mudar hábitos de um dia pro outro, porém, é muito mais comum que as pessoas façam isso e depois de alguns dias, voltam pro hábitos antigos. Porque isso é uma construção. Se você é uma pessoa que se alimenta mal, que dorme até tarde e não faz nenhum exercício, não é de hoje para amanhã que você vai conseguir acordar às cinco todos os dias, tomar uma dose de whey e ir para a academia. É importante respeitar o seu processo, o seu tempo. E você vai ver como esses hábitos também te motivam a fazer outras coisas, como cuidar mais da casa, encher sua penteadeira de produtos novos para cuidar mais de você, ver as coisas de uma forma que você não via antes.

Você precisa começar aos poucos: se você quer se alimentar melhor, dormir e acordar mais cedo, começar a praticar exercícios e quer seguir isso pro resto da sua vida, é preciso começar aos poucos. Se você almoça, por exemplo, arroz, feijão, batata frita, nuggets e coca cola. Comece optar pelo arroz, feijão, pela batata cozida ou assada, um filé de frango ou um bife, troque a coca normal pela zero. Se você abusa das bolachas, salgadinhos e do chocolate, opte por comer um bombom ou uma porção pequena do seu chocolate favorito depois do almoço, a tarde coma uma fruta e um iorgute integral. Dessa forma, você vai mudar o modo de preparo, mas vai estar consumindo coisas que você está habituado. Com o tempo, seu paladar vai mudar e você vai começar comer de forma limpa e saudável de forma prazerosa. O mesmo com os outros processos, comece aos poucos até ver que aquilo se tornou o seu novo estilo de vida.

O processo é lento: da mesma forma que você não engordou de um dia pro outro, você também não vai emagrecer de um dia pro outro. É importante respeitar o processo e lembrar que ele é lento. As mudanças serão consequências dos seus bons hábitos e por mais que demore, elas vão chegar. Aproveite o processo e se motive nas pequenas mudanças que vão acontecendo ao longo dos dias.

 Se motive o máximo que puder: esse é um dos processos mais lindos que você pode fazer por você. Nada nesse mundo é tão bom quanto cuidar do seu corpo e da sua mente. Isso faz tudo ao nosso redor ser diferente. Motive-se o máximo que puder, compre roupas confortáveis para fazer seus exercícios, um tênis de qualidade, experimente novas opções de comida, se divirta cozinhando novos pratos, coloque metas nos seus exercícios. Em algumas lojas online vocês conseguem encontrar com facilidade pesos para deixar seus treinos mais pesados, barrinhas de proteína que serão ótimas aliadas, dentre outras coisas que tornarão esses momentos mais prazerosos.

Um dia ruim não vai estragar todo o seu processo: se você comer seu lanche ou pizza favorita, não vai estragar seu processo. Se você faltar um dia da academia, não vai atrapalhar seu processo. Se você exagerar em uma refeição, não vai atrapalhar o seu processo. Pense que um estilo de vida saudável é para a vida toda, não por um período. Ou seja, você não vai viver sem nunca comer as coisas que você gosta, o importante é aproveitar a sua refeição favorita quando te der vontade e voltar para os seus bons hábitos na sua próxima refeição. O processo não precisa ser doloroso, não precisa ser cheio de restrições.

E aí, você concorda com esses erros? Tem algum outro que você acha que as pessoas costumam cometer? Conta pra gente!

Espero muito que vocês gostem, um super beijo e até o próximo post.

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.